Raspberry Pi: Como instalar o RaspbianOS

raspbian_logo

 

É mais que óbvio que o Raspberry Pi está na moda. E parece que está para ficar durante muito tempo. Este popular “mini-PC” é bem potente, comparado com o seu tamanho, e tem servido de base a muitos projetos. Possui 512MB de RAM e uma GPU capaz de processar vídeos em formato BluRay, assim como jogos 3D que baseados em OpenGL ES2.0 e OpenVg.
Hoje vamos explicar como dar os primeiros passos com o Raspberry Pi e instalar o RaspbianOS.

Instalar o RaspbianOS

  1.  Formatar um cartão micro SD
    A primeira coisa a fazer é arranjar um cartão micro SD de, pelo menos, 4GB. Se esse cartão já foi utilizado anteriormente, então o mais conveniente é formatá-lo, usando o SDFormatter.  Ao instalar o programa, abra-o e seleccione a unidade onde está o cartão SD.

    1

  2. É só clicar em ‘Option’ e mudar para ‘ON’ a opção ‘FORMAT SIZE ADJUSTMENT’. Clique em ‘OK’ e depois ‘Format’.2
  3.  Descarregar o RaspbianOS
    Depois do cartão SD formatado, é preciso descarregar o RaspbianOS. O melhor é aceder ao site da raspberry e descarregar a versão NOOBS, clicando aqui. Depois de descarregado, descomprima os arquivos do NOOBS_v1_4.zip no cartão SD, ficando da seguinte maneira:

    3

  4.  Ligar os Raspberry Pi
    Neste passo vamos conectar o rato e o teclado ao Raspberry. Vamos também colocar o cartão SD na ranhura e ligar o cabo HDMI desde o mesmo a um monitor. Só depois devemos ligar o cabo de alimentação.Com o Raspberry ligado, se não der para ver nenhuma imagem no monitor, podemos utilizar as teclas 1, 2, 3 e 4 do teclado, para alternar entre diferentes modo de vídeo. Abaixo segue a lista do que cada tecla faz:Tecla 1: Modo Padrão HDMI;
    Tecla 2: HDMI em Safe Mode – Use este modo se não vir nenhuma imagem no modo 1;
    Tecla 3: Modo vídeo composto PAL (saída de vídeo composto);
    Tecla 4: Modo vídeo composto NTSC (saída de vídeo composto).

    Se estiver tudo em ordem, então veremos o seguinte:

     

    4
    Iremos instalar o RaspbianOS pois é esse o recomendado. É só clicar e confirmar a instalação. Depois da instalação vai aparecer no monitor que a instalação foi bem sucedida e o Raspberry irá reiniciar com um menu em fundo azul:

    5

    Este menu é um auxiliar de configuração do sistema, existindo várias opções que o utilizador poderá escolher. Caso seja inexperiente, aconselhamos que deixe as configurações predefinidas pelo RaspbianOS. Ao finalizar as configurações, confirme tudo em ‘Finish’, usando as teclas de navegação (setas). O Raspberry irá reiniciar e vai aparecer da seguinte forma:

    6

    Agora pessoal, é só pegar no vosso Raspberry Pi, dar uma vista de olhos a este tutorial e começar a meter as mãos à massa! Se ainda não tiveres um Raspberry Pi para o projecto encontra-o neste link da nossa loja, a Boxelectronica.

Comentários no Facebook