Aprender a controlar um LCD

lcd 16x2

Os LCDs são displays que podemos controlar para amostragem de caracteres, números e símbolos. LCD significa Liquid Crystal Display e são, normalmente, usados em calculadores e alguns relógios. Variados projetos utilizam os LCDs para exibir valores, como por exemplo, de temperatura, humidade, luz, distância, etc. Desta forma, é necessário que saiba “manobrar” um LCD de modo a conseguir aplicá-lo a futuros projetos que possa executar.
Os displays de LCD requerem chips controladores que estão integrados no display, sendo o mais popular o Hitachi HD44780. Sempre que usar LCDs nos seus projetos terá de utilizar a biblioteca LiquidCrystal.h que já vem na IDE do Arduino.

Material:

1 Display 16×2 com controlador HD44780;
1 Potenciómetro 10k;

Montagem:

EfeitoscomLCD_bb

Observações:

  • Pinos do LCD:
    Na parte traseira do LCD está a numeração dos pinos, encontrando apenas o número 1 (à direita) e o número 16 (à esquerda), indicando que a contagem dos pinos vai de 1 a 16, da direita para a esquerda. Na tabela abaixo, encontra-se a descrição de cada pino do LCD:tabela
  • Datasheet:
    No datasheet podemos encontrar informações sobre o LCD, e saber quais os pinos vamos utilizar para fazer a montagem do circuito do LCD com o Arduino. Após consultar o datasheet faça a montagem do circuito.

Código Arduino:


#include <LiquidCrystal.h>

LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);      //Configura os pinos do Arduino para comunicar com o LCD
int temp;                                                    //Inicia uma variável, para escrever no LCD a contagem do tempo

void setup()
{
lcd.begin(16, 2);                                    //Inicia o LCD com dimensões 16x2(Colunas x Linhas)
lcd.setCursor(0, 0);                             //Posiciona o cursor na primeira coluna(0) e na primeira linha(0) do LCD
lcd.print("Ola amigo!");                     //Escreve no LCD "Olá amigo!"
lcd.setCursor(0, 1);                              //Posiciona o cursor na primeira coluna(0) e na segunda linha(1) do LCD
lcd.print("Boxelectronica");              //Escreve no LCD "Boxelectronica"
}

void loop()
{
lcd.setCursor(13, 1);                      //Posiciona o cursor na décima quarta coluna(13) e na segunda linha(1) do LCD
lcd.print(temp);                             //Escreve o valor atual da variável de contagem no LCD
delay(1000);                                   //Aguarda 1 segundo
temp++;                                          //Incrementa a variável de contagem

if(temp == 600)                           //Se a variável temp chegar em 600(10 Minutos),...
{
temp = 0;                                     // A variável de contagem vai a zero
}
}

Agora pessoal, é só pegar no vosso arduino, dar uma vista de olhos a este tutorial e começar a desenvolver o vosso projecto! Se ainda não tiveres o material necessário para o projecto, encontra-o aqui na nossa loja Boxelectronica ou então na lista abaixo:

Display LCD 16×2;
Potenciómetro 10k.

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