Contador binário de 8 bits para registo de deslocamento

74HC595-IC

Neste projeto vamos introduzir o uso de um Circuito Integrado (CI) para controlar 8 LEDs. Este CI, o 74HC595, é conhecido como um registador de deslocamento e vai permirtir-nos criar um contador binário de 8 bits, sendo que, com o uso dos 8 LEDs iremos formar um byte.
O funcionamento dos LEDs irá basear-se no ‘binário‘: um LED aceso representa o 1, e um LED apagado representa o 0. Logo, o conjunto de 8 LEDs irá representar, num todo, um número de 0 a 255.

O projeto funciona da seguinte forma: o arduino avisa o CI 74HC595 do envio de dados, o CI prepara-se para receber os bits e o arduino envia 8 bits, sequencialmente, e o CI apenas armazena cada um dos 8 bits enviados pelo Arduino. De seguida, é enviado um sinal ao CI para que liberte os 8 bits armazenados, pelo que, estes passos repetem-se para formar cada um dos números entre 0 e 255.

Material:

1 CI 74HC595;
8 LEDs da mesma cor;
8 resistências de 330Ω.

Montagem:

montagem

Código Arduino:


int const clock = 2;
int const latch = 3;
int const data = 4;

void setup(){
pinMode(clock, OUTPUT);
pinMode(latch, OUTPUT);
pinMode(data, OUTPUT);
}

void loop() {
for(int i = 0; i<= 255; i++) {

digitalWrite(latch, LOW);

for(int x = 0; x <= 7; x++) {
digitalWrite(clock, LOW);

if (i & (1 << x)) {
digitalWrite(data, HIGH);
}
else {
digitalWrite(data, LOW);
}

digitalWrite(clock, HIGH);
}

digitalWrite(latch, HIGH);
delay(100);
}
}
<div class="line number51 index50 alt2">

Agora pessoal, é só pegar no vosso arduino, dar uma vista de olhos a este tutorial e começar a desenvolver o vosso projecto! Se ainda não tiveres o material necessário para o projecto, encontra-o aqui na nossa loja Boxelectronica.