Ligar/Desligar lâmpadas com Módulo Relé Arduino

relé

Este relé 5V que serve de módulo para o Arduino pode ser também usado com outros dispositivos: AVR, PIC, Raspberry, 8051, ARM, etc.  Usando dois pinos do módulo relé arduino, controlam-se cargas como lâmpadas, motores, fechaduras e eletrodomésticos, desde que a corrente de operação não ultrapasse 10 A. Cada um dos relés deste módulo suporta cargas até 10 A, em 125 VAC, 250 VAC ou 30 VDC. Leds indicadores mostram o estado do relé  (ligado/desligado) em cada canal. O módulo já contém todo o circuito de proteção para evitar danos ao microcontrolador, e possui baixa corrente de operação.

Material:

2 lâmpadas;
1 Módulo relé de Arduino de 2 canais,

Montagem:

montagem

Vamos acionar duas lâmpadas alternadamente. Os dois relés irão funcionar como chaves, fechando o contato, e acendendo as lâmpadas a cada 2 segundos. Recomendamos muito cuidado no manuseio de ligação dos fios, pois estamos a trabalhar com 110 V (ou 220 v)  da rede elétrica.

Código Arduino:


int rele1 = 7;
int rele2 = 8;

void setup() {
pinMode(rele1, OUTPUT);
pinMode(rele2, OUTPUT);
}

void loop() {
digitalWrite(rele1, LOW);
digitalWrite(rele2, HIGH);
delay(2000);
digitalWrite(rele1, HIGH);
digitalWrite(rele2, LOW);
delay(2000);
}

Agora pessoal, é só pegar no vosso arduino, dar uma vista de olhos a este tutorial e começar a desenvolver o vosso projecto! Se ainda não tiveres o material necessário para o projecto, encontra-o aqui na nossa loja Boxelectronica.