Ler um referencial 3D com joystick para Arduino

joystick

O joystick é um periférico que traduz algo físico, como por exemplo o movimento da mão, em algo matemático que obtém posições num referencial (nomeadamente X, Y, Z). O joystick é muito usado em comandos de consolas para usufruir de um determinado jogo e quando estamos totalmente envolvidos no jogo, é como se o joystick deixasse de estar ali e entrássemos nos mesmos no mundo virtual. Outras aplicações que o joystick pode ter é o robot ou o braço robótico.

Neste projeto vamos usar o arduino juntamente com o joystick para ler posições X, Y, Z do mesmo. Tendo o controlo das posições X, Y, Z num referencial, podemos controlar diversos outros dispositivos ligados ao Arduino.

Material:

1 Módulo Joystick para Arduino;

Montagem:

montagem

Código Arduino:


int joystick = 0;
int X = A0;
int Y = A1;
int Z = 2;

void setup() {
pinMode(Z, INPUT);
Serial.begin(9600);
}

void loop() {
joystick = analogRead(X);
Serial.print(" X=");
Serial.print(joystick);
joystick = analogRead(Y);
Serial.print(" Y=");
Serial.print(joystick);
joystick = analogRead(Z);
Serial.print(" Z=");
Serial.print(joystick);
delay(200);
}

Agora pessoal, é só pegar no vosso arduino, dar uma vista de olhos a este tutorial e começar a desenvolver o vosso projecto! Se ainda não tiveres o material necessário para o projecto, encontra-o aqui na nossa loja Boxelectronica ou então no link abaixo:

Joystick