Sensor óptico TCRT5000 com Arduino

TRCT5000-600x600O TCRT5000 é um sensor óptico capaz de identificar obstáculos no seu raio de ação e está presente em vários projetos desde a robótica, à eletrónica e automação. Este sensor possui dois componentes que estão colocados num suporte: um IR LED e um IR Phototransistor.

O IR LED é responsável pela emissão de luz infravermelha que, neste caso, irá refletir no dedo chegando depois ao recetor.

Capturar

O IR Phototransistor possui a funcionalidade de detetar a quantidade de luz infravermelha refletida pelo dedo.

Capturar2

Assim, os dois componentes funcionam em conjunto. Vale a pena lembrar que a cor e o material do objeto pode interferir no funcionamento do sensor. Existem materiais que refletem menos luz do que outros. Um exemplo disso são os objetos de cor preta que não são bons refletores, especialmente se a superfície não for muito lisa.

 

 

Material:

1 Sensor óptico TCRT5000;
1 Resistência 10k;
1 Resistência 330 ohm;
1 LED.

Montagem:

 

sensor-optico-reflexivo-TCRT5000
Código Arduino:


int ledPin = 13;
int sensorPin = 8
int estado;

void setup(){
pinMode(ledPin, OUTPUT);
pinMode(sensorPin, INPUT);
}

void loop() {
estado = digitalRead(sensorPin);

if(estado == HIGH) {
digitalWrite(ledPin, LOW);
} else {
digitalWrite(ledPin, HIGH);
}
}

 

Este é um sketch muito simples. Basicamente é medido o estado do sensor através do pino 8 (sensorPin). Quando o fototransistor for ativado por um feixe de luz infravermelha refletida por algum objeto, este irá conduzir e o pino 8 que estava em HIGH, ficará em LOW. Caso isto aconteça, o LED indicador de presença irá acender. Assim, ao aproximarmos um objeto do sensor o LED vai acender e ao afastá-lo ele volta a apagar.

Agora pessoal, é só pegar no vosso arduino, dar uma vista de olhos a este tutorial e começar a desenvolver o vosso projecto! Se ainda não tiveres o material necessário para o projecto, encontra-o aqui na nossa loja Boxelectronica.

 

 

 

Comentários no Facebook