Concurso Micromouse Português 2017

 

O Concurso Micromouse Português 2017 terá lugar em Gondomar, no dia 20 de Maio de 2017. Este evento será novamente um evento internacional que pelo segundo ano consecutivo terá a participação da BoxElectrónica.

Para quem não conhece o concurso Micromouse o vídeo dá uma ideia! Mas no vídeo está o campeão do ‘mundo’ (considerando a prova Japonesa a melhor do mundo pois nela participam os melhores). O labirinto é composto por 16 X 16 (256) blocos (células) de 18 cm X 18 cm. A célula de partida é uma célula do canto inferior esquerdo e a meta são as quatro células centrais.

O robô dispõe de 10 min. para ‘mostrar o que vale’. Normalmente, o robô utiliza os primeiros minutos a descobrir o caminho para o centro e a explorar o labirinto (Fase Exploratória). Depois corre um algoritmo de optimização e faz um, ou vários, percursos rápidos (Fase Rápida). Note-se que o tempo de uma ‘corrida’ é o tempo que leva o robô a fazer o percurso deste a célula de partida até à meta (células centrais). O que o vídeo mostra é uma Fase Rápida do vencedor do concurso “All Japan Micromouse” de 2011 (Ng Beng Kiat).